ÓTIMOS PREÇOS, AGUARDAMOS SUA VISITA

ÓTIMOS PREÇOS, AGUARDAMOS SUA VISITA

terça-feira, 4 de abril de 2017

NOSSAS HOMENAGENS A TIMBIRAS(MA) "TERRA AMADA" PARABÉNS PELOS 97 ANOS...


UM POUCO DA HISTÓRIA DE TIMBIRAS MARANHÃO

Os Primeiros Habitantes
Darcy Ribeiro em expedições realizadas entre 1949 e 1954, atestou a existência dos Urubu-Kaapor, do tronco Tupi, no noroeste do Maranhão e sudeste do Pará. Os estudos incluíram ainda os timbiras, guajajaras, tembés, guarás, canelas. Os estudos de Darcy Ribeiro se deram ao longo dos rios Gurupi e Pindaré. Quanto à região dos Cocais não parecem ter permancido aqui muito tempo, mas pelo menos por essa reagião passaram temporariamente, em fuga dos massacres sofridos na época.

Urubu, o Primeiro Nome
O município, ao longo de sua História recebeu vários nomes: Urubu, Porto dos Urubus, Monte Alegre e finalmente Timbiras.
Urubu era uma povoação à margem direita do rio Itapecuru, pertencente ao município de Codó, onde antigamente havia uma aldeia de índios. Segundo consta, o nome se justificava pela grande presença dessa ave no local, mais especificamente no povoado Sardinha, a dois quilômetros de onde hoje é a sede. No entanto, parece ser mais lógico crer que o nome deriva da presença da tribo de índios do mesmo nome, os urubus.
O local passou a ser ponto de referência para os viajantes que por ali passavam navegando pelo Itapecuru, motivo pelo qual recebeu o nome de "Porto dos Urubus". Depois de alguns anos chegaram à região as primeiras famílias descendentes de portugueses e italianos, chefiados pelo Senhor Têta de Araújo, que conservaram o nome Urubu para a localidade.
Ali se estabeleceu a freguesia de Santa Rita dos Urubus, através da Lei Provincial nº 13, art. 1º, § 2°, de 8 de maio de 1835. Mas segundo o historiador Ribeiro do Amaral, a Comarca e a vila de Santa Rita dos Urubus foram criadas na mesma data, em 1836.
As terras onde hoje se localiza a sede do município eram habitadas por índios timbiras. Os moradores de Porto dos Urubus se mudaram para este local por causa das enchentes do Itapecuru que inundavam constantemente o povoado original. Porto dos Urubus, que apesar de tudo facilitava a penetração para o interior, continuou tendo a sua importância e passou a ser chamado por seu primeiro nome, o do povoado extinto, Sardinha.
Em 1836, foi criada a sede da Comarca de Urubu e dois anos depois, por influência do ex-regente do Império Bráulio Muniz, foi transferida a sede da Comarca para ao vila de Codó. A transferência foi determinada pela Lei Provincial nº 68, de 21 de julho de 1838. Com essa ação a comarca foi elevada à categoria de vila. Mas com a mudança da sede da comarca, a vila entrou em decadência.

Monte Alegre
Em 1900 chegaram à região e aí fixaram residência alguns frares capuchinhos e franciscanos, que trocaram a denominação do local para Monte Alegre, em 1920, dizendo não haver mais nenhuma razão para a adoção do nome Urubu, que achavam pejorativo.
[editar]Desmembramento e Redução da Vila
O território passou oficialmente à condição de Vila Monte Alegre quando foi desmembrado do município de Codó e de reduzida parte do município de Coroatá através do Decreto-Lei estadual nº 921 de 5 de abril de 1928, por determinação do então Interventor do Maranhão, Urbano Santos da Costa Araújo.
Primeira Decadência da Vila
Em 22 de abril de 1831, através do Decreto-Lei nº 75, Urbano Santos, ainda na condição de Interventor do Maranhão, alegando que o município criado não possuía rendimento à altura exigida para permanecer autônomo, voltou a submetê-lo à subordinação de Codó.
Autonomia do Povoado Monte Alegre
A partir de 1918 com o aumento da população. o desenvolvimento do comércio e o crescimento da produção agrícola, sentiu-se a necessidade da autonomia do povoado.
O processo de emancipação teve início através do Projeto nº 40, do Congresso do estado do Maranhão, publicado no Diário Oficial nº 70, de 27 de março de 1920. A Lei nº 921, de 5 de abril de 1920, sancionada por Urbano Santos, já na condição de Presidente do estado do Maranhão, elevou à categoria de vila a povoação Monte Alegre e á de município a zona ocupada pelo 6º Distrito Policial de Codó. A lei definiu ainda os limites do novo município.
Monte Alegre e a União dos Partidos Políticos
Quando Monte Alegre foi impedido de ser município,de acordo com o decreto acima citado, existiam na localidade dois partidos políticos: o Magalhenista, do governo, e o Republicano,de oposição. Os magalhenistas eram liderados pelo Coronel Benedito Brandão Melo e Alvim, enquanto os republicanos tinham como líder o Sr. Francisco Jocker Ribeiro. Pelo interesse comum, os dois se uniram para juntos aos poderes públicos lutarem pela restauração da autonomia do município, o que acabaram conseguindo quando da promulgação do Decreto-Lei nº 144, de 27 de julho de 1931.
Segunda Decadência de Monte Alegre
Com a restauração do município, foi nomeado interventor municipal o Sr. Benedito Brandão de Melo e Alvim, que pouco governou, sendo exonerado do cargo em 1933. Em 16 de julho daquele ano o Decreto-Lei nº 539 suprimiu de novo a qualidade de município de Monte Alegre. Veio então nova luta política pela autonomia, que enfim obete êxito através da Lei nº 837, de 3 de julho de 1935.

Timbiras, o Novo Nome do município
Com as mudanças da situação política da localidade, a luta pela criação do município de Monte Alegre logrou mais uma vitória: a elevação à categoria de cidade através do Decreto-Lei nº 45, de 29 de março de 1938.
Acreditava-se que a localidade fora habitada inicialmente pela tribo dos timbiras, ou que, na menor das hipóteses, essa tribo acampara algum tempo no local. Essa lembrança inspirou a idéia de mudar-se mais uma vez e em definitivo o nome do município. O Decreto-Lei nº 820, de 30 de dezembro de 1943 determinou que Timbiras fosse a partir de então o nome do município.
A palavra Timbira, segundo Curt Nimuendaju, o etnólogo pioneiro no estudo desses povos, diz que se for de origem tupi, a palavra pode significar "os amarrados" (tin = amarrar, pi'ra = passivo), uma referência às inúmeras fitas de palha ou faixas trançadas em algodão que usam sobre o corpo: na testa, no pescoço, nos braços, nos pulsos, abaixo dos joelhos, nos tornozelos. Os índios Kaapor discriminavam os Timbira chamando-os pejorativamente de “comedores de cobra". Segundo o Dicionário Tupi-Guarani o toponimo Timbira significa: o amarrado; o escravo.

VÍDEOS GRAVADOS POR ALGUNS AMIGOS


FOTOS DE NOSSAS CULTURAS









VÍDEOS GRAVADOS POR ALGUNS AMIGOS ( RETROSPECTIVA DE ALGUNS MOMENTOS)

HINO EM VÍDEO


REGGAE EM HOMENAGEM A TIMBIRAS




TIMBIRAS NO FANTÁSTICO PARTE 1


TIMBIRAS NO FANTÁSTICO PARTE 2


TIMBIRAS GRANDE ENCHENTE 2009


DEMONSTRATIVO DE ALGUNS MOMENTOS

SELETIVO: Prefeitura de Codó faz nova convocação de professores excedentes... PARA A SEDE

Resultado de imagem para FOTOS IMAGENS PREFEITURA DE CODO
EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 003/2017
DO PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADA DO MAGISTÉRIO MUNICIPAL
Educação Infantil SEDE e 1º ao 5º Ano SEDE
A Prefeitura Municipal de Codó/MA, tendo realizado o Processo de Seleção Simplificada do Magistério para contratação temporária de Docentes, tendo divulgado o Resultado Final após fase recursal, contendo a relação dos aprovados e classificados nas vagas ofertadas, no dia 20/02/2017, tendo divulgado a lista geral de excedentes no dia 09/03/2017, ambas no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Codó e no site da Prefeitura, CONVOCA PARA ASSINATURA DE CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO POR TEMPO DETERMINADO, os candidatos classificados como excedentes no Processo de Seleção Simplificada do Magistério Público / Codó nº 001/2017, segundo as normas e orientações deste Edital.
Os candidatos convocados, conforme o anexo I deste Edital, deverão apresentar-se durante o expediente diurno no dia 06 de abril de 2017, das 09:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00, na Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação – SEMECTI, localizada na Avenida 1º de Maio, s/n, Centro, antigo prédio do colégio Despertar, nesta cidade de Codó – MA, munidos da seguinte documentação (original e cópia):
  • Carteira de Identidade;
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Titulo de Eleitor;
  • 01 (uma) foto 3×4;
  • PIS/PASEP;
  • Certificado de Reservista;
  • Declaração Negativa de Antecedentes Criminais;
  • Comprovante de Endereço;
  • Atestado de Saúde de Aptidão Física e Mental. (Prazo máximo para entrega na Secretária de Administração: até 30 dias contados a partir da data de assinatura do Contrato – o não cumprimento da entrega implica no cancelamento automático do Contrato).
LISTA DOS CONVOCADOS VEJA AQUI
FONTE: http://www.blogdoacelio.com.br/01/

VÍDEO: motociclista vai parar debaixo de carro em acidente na Bandeira Tribuzzi...

O motociclista foi parar debaixo do Fiat

Um grave acidente foi registrado na noite desta segunda-feira (3) na Ponte Bandeira Tribuzzi, em São Luís.
Um motociclista, identificado como Raylson Sales, foi parar debaixo de um veiculo Fiat de cor vermelha e placa NHT 4316 após colisão.
A vítima foi socorrida com vida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhada ao Hospital Municipal Djalma Marques, o Socorrão I, no Centro da capital, mas não resistiu aos ferimentos e foi a óbito.
Raylson trabalhava na ASCOM da Universidade Ceuma. Ele deixa um filho e a esposa grávida.

FONTE: http://www.ma10.com.br/minard/

VÍDEO: começa o julgamento do pedido de cassação da chapa Dilma-Temer...


Começou há pouco, no plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o julgamento conjunto de quatro ações que pedem a cassação, por abuso de poder político e econômico, da chapa Dilma Rousseff e Michel Temer, eleita à Presidência da República em 2014. São elas: Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (Aime) 761, Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) 194358, Aije 154781 e Representação (RP) 846. Neste momento, o relator das ações, ministro Herman Benjamin (corregedor-geral da Justiça Eleitoral), analisa questão de ordem apresentada pela defesa de Dilma Rousseff acerca do prazo para alegações finais.
Quatro sessões plenárias foram marcadas esta semana para analisar exclusivamente as ações. Além da sessão extraordinária de hoje (4) de manhã, também ocorrerão sessões terça à noite, às 19h, quarta-feira (5), às 19h, e quinta-feira (6), às 9h. O rito da ação no Plenário seguirá a mesma metodologia adotada nos processos julgados nas sessões do Tribunal.
FONTE: http://www.ma10.com.br/minard/

ATENÇÃO!!! Dep. Zé Inácio e mais quatro concorrem a presidência do PT-MA...

Durante o final se semana o dep. Zé Inácio realizou lançamento da candidatura à presidência estadual do PT
O deputado Zé Inácio realizou no sábado (01) o lançamento da candidatura à presidência estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), por meio do Processo de Eleições Diretas (PED) do partido, com a chapa “Por um Maranhão mais Justo para Todos e para Lula”. O evento ocorreu no Structura Buffet, em São Luís, com a presença de, em média, 300 convidados.
A etapa municipal do PED ocorrerá no próximo domingo, 09 de abril. As chapas que concorrem pela presidência estadual, além da “Por um Maranhão mais Justo para Todos e para Lula”, bem como os respectivos candidatos a presidente estadual do PT são: Chapa Mudança- Lobato, Chapa Lula Presidente- Paulo Romão, CNB na Luta- Francimar, e Piracema Já – Eri Castro.
FONTE: www.domingoscosta.com.br

Com novos 1.196 policiais e 27 bombeiros, MA agora possui maior efetivo da história...


O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), assinou atos de nomeação de novos 1.196 policiais, de 27 bombeiros e anunciou, na manhã desta segunda-feira (3), em solenidade realizada no Palácio dos Leões, novo concurso para a Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Com a incorporação dos novos servidores, a PM alcança uma marca histórica e, pela primeira vez, em 180 anos de existência, ultrapassa a marca de 10 mil policiais.
Novo concurso – Durante a solenidade, o governador Flávio Dino anunciou que já determinou a realização de concurso público para a Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros que deverá ocorrer ainda em 2017 e em 2018.
Bombeiros  – Como parte da política de expansão do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Maranhão (CBMMA), nos últimos 30 dias, o Governo inaugurou a 9ª Companhia em Santa Inês e a 5ª Companhia em Chapadinha, para onde irão a maioria dos 27 bombeiros nomeados.
FONTE: www.domingoscosta.com.br

LOUCURA!!! Homem mata mulher por causa do cartão bolsa família, em Anapurus...

Manoel da Conceição matou a vizinha após furtar cartão do Bolsa Família.
A policia conseguiu prender o homem identificado como Manoel da Conceição dos Santos, apontado como autor do assassinato da dona de casa Poliana da Costa Amorim, de 28 anos.
A vitima foi encontrada morta a pauladas na manhã deste domingo, (2) na cidade de Anapurus.
O acusado é vizinho da vitima e tinha uma audiência marcada na justiça na manhã desta segunda-feira, (3).
Manoel era acusado pela vitima de ter furtado o seu cartão de beneficio do Bolsa Família.
Após ter sido preso Manoel da Conceição foi transferido para a delegacia da cidade de Chapadinha onde ficará à disposição da Justiça.

FONTE: /www.domingoscosta.com.br

DIRETO DO BLOG LUIS CARDOSO!!! Dona de cabaré de luxo se mete em confusão ao vazar fotos de suas “operárias do sexo”... ÁUDIO DA CONFUSÃO,,, VEJAM

O cliente pediu para tirar uma foto ao lado das profissionais, elas sem retrucar, cederam aos caprichos do coroa, neste momento a dona do cabaré também fotografou as suas operárias. Quando as “meninas” chegaram na casa noturna junto com a patroa, cada um recebeu o que lhe era devido e foram embora despreocupadas.
Com menos de 24 horas, a foto de cada uma delas peladas durante o horário de atendimento na casa do cliente estavam vazadas em vários grupos do WhatsApp.
A dona do cabaré tenta se defender, mas parece que não colou muito:
Tocador de áudio

Desesperadas, elas foram para o grupo das primas e começaram a detonar a dona do cabaré, alegando que o estabelecimento (muito conhecido) está quase falindo. As ameaças das primas não pararam por aí, elas ainda insinuaram contar para o marido da empresária, ouçam:
Tocador de áudio
Tocador de áudio
Tocador de áudio