A polícia da cidade de Coroatá prendeu, Raimundo de Sousa da Silva, de 28 anos, que é cadeirante, ele foi preso pela Polícia Civil da cidade, o mesmo está sendo acusando como sendo o responsável por comprar celulares roubados no município.
Veja o vídeo da reportagem exibida no programa Coroatá na TV:
O prefeito Francisco Nagib reuniu sua equipe de governo, alguns vereadores e fez-se acompanhar do ex-prefeito Zito Rolim para conversar com os catores do lixão de Codó depois que estourou o nível de reclamação contra a fumaça tóxica que agora tem chegado à vários bairros e não apenas naquele mais próximo da área.
Ferdinando Rocha usou da palavra. Disse que existe a combustão natural, super inflamável, do lixão, mas que o maior problema são caeiras feitas nas proximidades.
“O maior problema aqui são as caeiras, a fumaça que invadiu a semana passada o bairro Codó Novo, se alastrou pela cidade ela veio das caeiras que tem aqui oh nessa região e da queima que tá aqui atrás. O lixo pra quem conhece, pra quem visita hoje aqui tá limpo, não tem odor forte”, afirmou
Mas quem conseguiu convencer os catadores a ajudar na prevenção e na eliminação do problema da fumaça gerada pela queima do lixo foi o atual secretário do Meio Ambiente e Finança, Ivaldo José da Silva.
Em vídeo enviado ao blogdoacleio ele aparece argumentando com os catadores. A mensagem é clara e dura – ou eles evitam queimar lixo cuidando também de impedir que o faça ou o lixão deixará de existir, inclusive por imposição do Ministério Público.
“O objetivo aqui é pedir o apoio de vocês, pedir o apoio de vocês para que amanhã a gente não venha com maquinário e termine por vez o lixão por pressão do Ministério Público e que vocês nos ajudem a policial o não continuar tocando fogo porque se assim fizer não vai ter outra solução, o prefeito vai ter que, infelizmente, acabar com o lixão e aí tem todas essas famílias que dependem, nós reconhecemos isso”
Fotos também chegaram à nossa redação mostrando que a mensagem surtiu efeito. A prefeitura colocou um vigia e deixou um carro-pipa a disposição.
Adolescentes ajudam no lixao
Moradores do entorno e catadores, inclusive adolescentes, aparecem nas fotografias enviadas jogando água em focos de fumaça.
Vamos ver até onde se sustenta a medida que depende, e muito, do espírito de colaboração dos catadores.
O deputado federal Weverton Rocha (PDT) mostra mais uma vez seu grande poder de mobilização e consegue reunir grande nomes da política maranhense. Na tarde deste sábado (05) o grupo do pedetista reuniu nada menos que 40 prefeitos em mais um encontro em favor da sua candidata ao Senado em 2018. Além dos prefeitos, deputados estaduais, federais, liderança políticas de todo o Estado e mais de 60 vereadores reforçaram o palanque de Weverton.
Militares do Corpo de Bombeiros conseguiram resgatar com vida um jovem que caiu em um poço com 30 metros de profundidade na cidade de Chapadinha neste sábado (5).
Wellington Silva e Sousa sofreu uma luxação no tornozelo direito e escoriações pelo corpo e foi encaminhado ao Hospital Antônio Pontes de Aguiar. Toda a ação dos Bombeiros foi acompanhada por populares.
Segundo informações repassadas por populares, o jovem conhecido pela alcunha de ‘Mingau’ tem várias passagens pela polícia pela prática de roubo/furto. A queda no poço pode ter sido consequência de uma fuga.
O naufrágio aconteceu nesta última quarta-feira (2). Um comboio de balsas se chocou com um navio no Rio Amazonas, próximo ao Porto de Óbidos. 7 tripulantes, dentre eles o maranhense Marcelo Reis, natural de São Vicente de Férrer e mais dois passageiros do empurrador estão desaparecidos.
O acidade aconteceu após as duas embarcações que estavam vindo em sentidos opostos se chocarem por volta das 4h40. O comboio de era formado por nove balsas da empresa Bertolini e um rebocador carregado de milho, o navio envolvido no acidente pertencia a empresa Mercosul.
A policia paraense que está trabalhando nas investigações pretende ouvir as duas vítimas sobreviventes assim que elas puderem falar para que possam dar pistas sobre as circunstâncias do acidente.
As buscas pelos corpos das vítimas estão sendo feitas no Rio Amazonas. Os mergulhadores estão enfrentando grandes dificuldades para localização de vítimas, o local do acidente foi em um ponto crítico onde chega á 60 metros de profundidade e a correnteza chega até 6 nós.
Os familiares das vítimas já estão no local para acompanharem as buscas.
Abaixo um vídeo feito por um Oficial do Corpo de Bombeiros mostrando as dificuldades que estão sendo enfrentadas com a correnteza do rio na hora das buscas:
Continuando seu cronograma de visitas de trabalho nas comunidades rurais de Codó, o vereador Pastor Max foi até o povoado Bacabal do Berílio. Acompanhado do professor Miguel e a equipe de seu gabinete, o edil retomou sua agenda de trabalhos na extensa zona rural do município de Codó, assim como também realiza nos bairros e periferia do perímetro urbano. “Uma vez encerrado o período chuvoso, nós retomaremos a série de visitas nessas localidades, obtendo in loco as demandas dos moradores, suas dificuldades e urgências. E buscando, em parceria com o prefeito Nagib, resolver todos os problemas da melhor maneira possível”.
No Bacabal do Berílio, uma das questões levadas ao parlamentar era relativa às vias de acesso. “É uma região importante, extensa, mas que ainda sofre com alguns problemas em relação às vias de acesso, como as estradas que ligam Bacabal do Berílio, Boa Esperança, Sororoca, Pau Ferro, Bacaba, Bom Jesus, até o Mundurí”, explicou Max.
Um ponto de reivindicação da comunidade Centro dos Monteiros foi sobre a reforma e a ampliação da escola da localidade. Os moradores também lutam para que a unidade de ensino seja o pólo da região. “Uma vez que lá estão a maioria das crianças e famílias que utilizam da escola é plausível que eles pleiteiem que esta unidade seja o pólo”.
Outro pedido feito pelos moradores do Bacabal do Berílio e região foi para a implantação de mais um poço artesiano e um sistema de abastecimento, além da construção de uma ponte ligando até o Centro dos Monteiros e Pé de Pano e a colocação de iluminação pública. “Nos períodos de estiagem mais intensos os moradores só podem utilizar a água no período da manhã. Eles também precisam de melhor acesso e iluminação pública. Nossa função como parlamentar, sendo votado aqui na região ou não é de lutar pelas políticas públicas e melhorias de vida da comunidade”, afirmou o vereador.
O vereador Pastor Max também informou que já foi dada a ordem para a limpeza do campo de futebol, reivindicação dos moradores, para a realização de atividades esportivas e torneios.
O governador Flávio Dino nomeou 107 novos bombeiros e policiais militares. O ato, assinado na tarde desta quarta-feira (2), determina “nomear, nos termos do artigo 26 da Lei 6.513, de 30 de novembro de 1995, para integrar a Polícia Militar do Estado do Maranhão e Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Maranhão, os candidatos”.
Desde 2015, o Governo do Maranhão vem investindo na Segurança Pública. Pela primeira vez, o Estado tem mais de 12 mil policiais trabalhando. Também desde o primeiro ano da atual gestão, foram nomeados cerca de 3 mil policiais.
Os investimentos vêm dando resultado. O número de homicídios na Grande São Luís, por exemplo, caiu 34,3% entre janeiro de julho deste ano na comparação com o mesmo período de 2014.
Nos primeiros sete meses de 2017, foram 330 casos registrados, contra 502 em igual período de 2014. Além disso, o número de homicídios vem caindo ano a ano. Levando em conta o período entre janeiro e julho, em 2014 foram 502; em 2015, caíram para 447; em 2016, foram para 414; já em 2017, caíram ainda mais, indo para 330.
O trabalho tem sido intenso para que os índices de violência continuem a diminuir progressivamente, instituindo a cultura de paz que o governo Flávio Dino persegue, afirma o secretário de Estado da Segurança Pública (SSP-MA), Jefferson Portela.
“A gestão do governador Flávio Dino tem tido essa área como uma das prioridades e estamos empreendendo todos os esforços para garantir que o cidadão possa ir e vir sem medo. Os resultados que temos obtido são fruto de ações parceiras entre todos os agentes da Segurança Pública, e do investimento constante que o governador Flávio Dino tem feito”, enfatizou o titular da SSP-MA.